Dia D na UBS José Paulino: Prevenção do Câncer de MamaDia D na UBS José Paulino: Prevenção do Câncer de Mama

25/10/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram nesta terça-feira (24/10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Paulino O Dia D de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O "Outubro Rosa" é uma campanha que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce na saúde feminina. O evento na UBS José Paulino enfatizou a importância da conscientização e da adoção de práticas saudáveis para a prevenção do câncer de mama.

Um dos principais pontos abordados, na palestra proferida pela nutricionista Josy Nogueira, foi a influência do estilo de vida na prevenção do câncer de mama, com escolhas saudáveis como alimentação equilibrada, nutrição adequada, prática regular de atividade física e controle da gordura corporal. Ou seja, a importância de hábitos saudáveis desde cedo.

As mulheres também receberam orientação, da enfermeira Glenda Feitosa, sobre o autoexame das mamas como ferramenta de autovigilância. Um procedimento que pode ajudar na detecção precoce de possíveis alterações nas mamas. No entanto, ele não substitui a mamografia, que é um exame fundamental no diagnóstico e rastreamento do câncer de mama. Procedimento indicado às mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

“Além disso, recomenda-se evitar o consumo de álcool e cigarros. Hábitos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama”, orienta a enfermeira.

#outubrorosa