Governo do Amazonas lança Projeto de Turismo Sustentável em Novo AirãoGoverno do Amazonas lança Projeto de Turismo Sustentável em Novo Airão

20/10/2023 Anderson Freire

Novo Airão foi escolhido como cidade modelo para um ambicioso projeto de turismo sustentável apresentado pelo do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O plano, lançado nesta quinta-feira (19/10), no auditório Luiz Carlos de Mattos Areosa, no CRAS, visa impulsionar o desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) com práticas turísticas ecologicamente responsáveis.

De acordo com a engenheira de Planejamento e Gerenciamento de Projetos da Sedurb, Karla Fausto, o projeto piloto em Novo Airão servirá como um modelo para futuras iniciativas em municípios da região com potencial turístico. A ênfase está na preservação do ecossistema amazônico, garantindo que o turismo seja uma força positiva para a natureza e as comunidades locais.

“Turismo sustentável é uma prioridade global, e a escolha de Novo Airão para o lançamento desse projeto destaca a importância da Amazônia e de seu potencial turístico. A iniciativa representa um passo significativo em direção a um desenvolvimento regional mais equilibrado e ambientalmente consciente”.

O prefeito Frederico Júnior fez agradecimentos ao Governo do Estado, à Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e à Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Instituições onde ocorreram as tratativas para o desenvolvimento da proposta.

“Temos muitos desafios pela frente, mas tenho certeza de que nós vamos conseguir. A vinda de vocês, para esse encontro com o nosso secretariado, é uma soma de forças para montar uma equipe de trabalho e o começo do planejamento para superação de pontos críticos para que a gente realmente esteja inserido no projeto Novo Airão cidade modelo”.

O lançamento também contou com as presenças dos titulares de todas as secretarias municipais de Novo Airão.