Taekwondo: ‘Novo Airão Melhor de todos os Tempos’Taekwondo: ‘Novo Airão Melhor de todos os Tempos’

11/10/2023 Anderson Freire

A Associação Novo Airão de Taekwondo – Academia Ércules promove a campanha ‘Novo Airão Melhor de todos os tempos’, com objetivo de resgatar o protagonismo do município que ostenta o título de ‘Terra do Taekwondo’. A campanha foi lançada na abertura do 21º Eco Open Internacional de Taekwondo realizado em Novo Airão no final de semana (7 e 8 de outubro).

A arte marcial atualmente faz parte de um projeto social, criado pela Academia Ércules, mantido com total apoio da Prefeitura de Novo Airão que acredita no esporte como instrumento que salva vidas e proporciona dignidade à juventude.

“Estamos de portas abertas e dispostos para promover o esporte em Novo Airão por termos a clareza de que o desporto transforma vidas e o futuro das crianças e da juventude, na formação de pessoas de bem”, defende o prefeito Frederico Júnior.

De acordo com mestre Ércules Alves, o Taekwondo foi introduzido em Novo Airão há 34 anos (1989), pelas mãos do grão-mestre Raimundo Gomes que, diante de dificuldades, precisou voltar para Manaus.

Nessa época, com apenas 13 anos, Ércules Alves, tomou a missão de prosseguir o trabalho. Que se diga muito árduo, pela falta de apoio e recursos estruturais. Mesmo assim, em 1992, criou a Associação Novo Airão de Taekwondo.

“Como era menor de idade não pude assinar a documentação. E, o único local que não utilizamos para a prática do esporte foi o cemitério. Mas já estivemos na igreja, na rua e na praça. Até que em 2012, graças aos recursos de compensação social, de um show da banda Kalypso, conseguimos erguer a nossa sede definitiva”, conta mestre Ércules.

Atualmente o município tem cerca de 75 praticantes de ambos os sexos e idades variadas. Por falar em glória: foi a primeira equipe da Região Norte a conquistar o campeonato Brasileiro Interclubes, em 2012; vencedores por 18 anos do Campeonato Intermunicipal; e, 17 Campeonatos Amazonenses, dos quais 12 foram consecutivos. Temos ainda o campeão Brasileiro de 2022, Ângelo José da Silva, e uma das primeiras lutadoras graduadas com faixa preta no município, Itauanny Lorrandra Vinhorte.

Mas o protagonismo não para por aí. O prestígio de Novo Airão, já conquistou a passarela do samba (Sambódromo de Manaus), quando foi homenageado como destaque no desfile de Carnaval da Escola de Samba do Coroado. Uma época em que o Taekwondo era o representante oficial do município.

#taekwondor