10/10/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, encerra a agenda de trabalho em Brasília em busca da liberação de recursos destinados ao enfrentamento de problemas ocasionados pela estiagem no Amazonas e captação de investimentos do Governo Federal para o município.

A última reunião aconteceu no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (04/10), com a participação da comitiva de deputados e prefeitos do Amazonas e da ministra Nísia Trindade. Em debate, assuntos relacionados ao repasse de recursos da Saúde aos municípios do Amazonas para enfrentamento das dificuldades ocasionadas pela estiagem (vazante) dos rios.

A comitiva amazonense foi representada pelos prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson de Souza, e de Novo Airão, Frederico Júnior, (presidente e vice da Associação Amazonense de Municípios (AAM). De Novo Airão, também presentes o procurador Geral do Município, Otávio Farias, e os vereadores Nerita Castro, Venâncio Guimarães, Roberto Veiga, Domingos Delgado e Nilson Melo.

Ao fazer uma avaliação da mobilização em Brasília, Frederico Júnior ressaltou as medidas tomadas pelo Governo do Amazonas voltadas a minimizar o impacto da estiagem nas famílias afetadas. Entre as determinações, antecipação do pagamento do Auxílio Estadual, o encaminhamento de um Projeto de Lei para anistiar produtores rurais com prejuízo por conta da seca que tiveram operação de crédito junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e gratuidade das refeições servidas pelo Programa Prato Cheio.

O prefeito reconhece ainda a vinda da comitiva federal ao Amazonas, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros que, após sobrevoar regiões afetadas pela estiagem, navegar por igarapés e ouvir moradores e autoridades, anunciou um pacote de ações para o enfrentamento das dificuldades vividas no estado.

“O vice-presidente assegurou que os recursos serão liberados o mais rápido possível para atender a população. As medidas contemplam dragagem de trechos de rios para melhorar a navegação, ações para garantir o fornecimento de energia, ampliação do combate a incêndios, envio de alimentos, antecipação do Bolsa Família, seguro para pescadores e seguro integral à agricultura familiar”.

#novoairão

#saúde