Semasc realiza palestra de orientação sobre maus-tratos e fraudes contra idososSemasc realiza palestra de orientação sobre maus-tratos e fraudes contra idosos

06/10/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC/AM), promoveu uma palestra sobre maus-tratos e fraudes (golpes criminosos) que tem como alvo pessoas idosas.

A palestra de orientação foi proferida no auditório do CRAS pela delegada da Delegacia Especializada de Polícia de Manacapuru, Mary Anne Trovão, e contou com participação de 46 pessoas que integram o Grupo de Idosos atendidos pelo Centro de Conivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS/Novo Airão.

A delegada Mary Anne Trovão explicou que a Operação Virtude é uma iniciativa de âmbito nacional que visa coibir crimes, a conscientização e proteção dos direitos dos idosos.

“Estamos fazendo alertas à população, sobretudo idosos, para esclarecer os principais pontos relacionados aos crimes praticados. Bem como esclarecimentos sobre procedimentos que devem ser adotados pelos idosos e como a Polícia Civil pode ajudar essas vítimas de maus-tratos ou golpes financeiros”.

A orientadora social do Grupo de Idosos do CRAS, Liviane Maciel, a palestra foi importante para que os idosos pudessem ter esclarecimentos sobre as formas de golpes, os direitos e mecanismos de defesa.

“O primeiro passo é fazer a denúncia em uma delegacia da Polícia Civil ou por meio do Disque 100 da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou ainda ao Ministério Público”.

A palestra faz parte da Operação Virtude 2023 no Amazonas, deflagrada nesta semana. Equipes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), para averiguar denúncias de negligência e maus-tratos de pessoas idosas, recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, no Disque 100.

Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br