Novo Airão define critérios de apresentação e segurança para 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023Novo Airão define critérios de apresentação e segurança para 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023

01/10/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretarias municipais de Cultura e Eventos (Semuc) e de Inovação, indústria, Comércio e Turismo (Semintur), dá prosseguimento aos trabalhos para organização do 24º EcoFestival do Peixe-boi, nos dias 27, 28 e 29 de outubro. De saída, apresentações de Prince do Boi e Carlinhos do Boi e Guto Lima, além das atrações nacionais Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Marília Tavres.

As temáticas de 2023 são: ‘Taíra Y’y: O legado do Rio Negro’ (Agremiação Jaú) e Mistério de um Negro Corrente’, (Agremiação Anavilhanas).

Nesta sexta-feira (39/09), no encontro com os presidentes das agremiações houve apresentação dos critérios previstos no regulamento para apresentação dos Peixes-Boi como quesitos, horários e outros itens que vão ser avaliados pela banca julgadora.

No segundo momento, o secretário de Cultura e Eventos, Aroldo Nascimento Júnior, e o presidente da Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC), Márcio Barreto, definiram com os comandantes do 6º GPM - Grupamento de Polícia Militar, 1º tenente Marinho, e do 2º Pelotão Destacado do Corpo de Bombeiros, Tenente Ewerton Augusto, o esquema para segurança durante os três dias de realização do Ecofestival.

O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, adianta que o evento deverá contar com um efetivo de 40 bombeiros militares e 60 homens da PM, ambulâncias e equipe médica para atendimento no local.

“Os preparativos estão encaminhados. A ordem é para a realização do maior Ecofestival do Peixe-boi de todos os tempos”.

O Ecofestival do Peixe-boi é o maior evento ecológico do Amazonas, promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretarias Semintur e Semuc, com apoio do Governo do Estado, via SEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa), e empresa Uni Eventos.

#cultura