Novo Airão participa do 1º Encontro de NUCAs do AmazonasNovo Airão participa do 1º Encontro de NUCAs do Amazonas

27/09/2023 Anderson Freire

Novo Airão esteve presente ao primeiro encontro dos Núcleos de Cidadania e Adolescentes (NUCAs) do Amazonas, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Visão Mundial e apoio do Governo do Amazonas. O município foi representado pela mobilizadora Greicy Kelly Barbosa e os adolescentes Evelyn de Souza e Lucas Sena, ambos de 14 anos.

O evento foi realizado em 19 de setembro, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) em Manaus, e contou com a participação de adolescentes e mobilizadores de 55 municípios do Amazonas.

A pauta de debates girou em torno da agenda do Selo UNICEF, edição 2021-2024, e dialoga com os encaminhamentos e discussões da Conferência das Partes (COP), que são o resultado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas.

De acordo com a mobilizadora Grecy Barbosa, o eixo principal de debates foram mudanças climáticas.

“O debate objetivou a busca por formas para garantir e fortalecer políticas públicas que protejam os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. O aumento do calor, as cheias e vazantes dos rios, a poluição, o aumento do nível do mar, a extinção de espécies e outros efeitos das mudanças climáticas afetam de forma mais grave os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos e os mais vulneráveis”.

Na ocasião, também foi apresentada uma metodologia para as mudanças climáticas, com ênfase nos temas de soberania alimentar, segurança hídrica, gênero, raça e etnia, e participação de adolescentes e jovens na Agenda Climática.

Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br

#entrenoclimaunicef