Inpa traz novas tecnologias na produção de matrinxã em Novo AirãoInpa traz novas tecnologias na produção de matrinxã em Novo Airão

22/09/2023 Anderson Freire

A introdução de novas tecnologias para a melhoria da cadeia produtiva da matrinxã no município é a proposta que a Prefeitura de Novo Airão está trazendo. Projeto com parcerias do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na realização do curso para implantação do sistema de produção denominado de: Sistecnologia de Bioflocos.

O treinamento foi ministrado aos piscicultores, nos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur)

O engenheiro de pesca e pesquisador do Inpa - Felipe Chaves, explica que a proposta visa a produção de matrinxã com reprodução e recria de animais para fornecer aos piscicultores locais.

“A ideia é introduzir a tecnologia de utilização dos bioflocos existentes na água, como suplemento alimentar dos peixes e deste modo, reduzindo o custo de produção tradicional. Outra vantagem é a facilidade de associação com a sustentabilidade e minimização de utilização de recursos naturais como a própria água”.

O professor da UFAM - Rafael Brito, adianta a criação de um módulo produtivo (unidade demonstrativa) que vai contar com vinda periódica de técnicos e equipamentos para análise de qualidade de água e monitoramento do sistema.

“Vamos acompanhar, em parceria com a Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina), a implantação do sistema, construção de tanques e estruturas, processo de aeração (oxigenação da água) e insumos necessários à produção, fontes de alimentação, início de produção para aproximar produtor e tecnologia”.

#pesca

#tecnologia