Fogo não espera’ - Semma vai endurecer nas ações de combate às queimadas no municípioFogo não espera’ - Semma vai endurecer nas ações de combate às queimadas no município

06/09/2023 Anderson Freire

Diante do quadro de queimadas que vem ocorrendo em Novo Airão, a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou reunião com a finalidade de definir um plano de ação para intensificar a fiscalização e combate às queimadas no município.

O encontro, nesta terça-feira, reuniu na sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), as secretárias municipais de Meio Ambiente (Semma), Saúde (Semsa), Agricultura (Semapp), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, ICMbio e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Nascimento.

A secretária do Meio Ambiente, Luciene Farias, informou na reunião ocorreu a soma de experiências, a definição de demandas e pacto de cooperação técnica para o combate às queimadas nas zonas urbana e rural.

“A intenção não é multar, por isso solicitamos a colaboração da população sobre o fato de que estamos no período zero de queimadas, que vai de agosto a novembro. Aqueles que não quiserem entender a gravidade e riscos vão ser apenados com multas e inclusive detenção”, alertou a secretária.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Novo Airão, tenente Ewerton Augusto, ponderou a necessidade de união, alinhamento de ações e a definição de tarefas de cada órgão para a consolidação de um trabalho de combate e preventivo.

“Atuamos em parceria com a Prefeitura para apoio e fornecimento de recursos necessários ao trabalho de combate às queimadas. Fogo não espera”, alertou.

Queimar lixo doméstico ou qualquer outro resíduo de forma irregular é crime passível de multa de acordo com o Código Municipal. Viu alguma queimada? Ligue para Disque Denúncia da Semma: (92) 98615-2997.

Acompanhe outras notícias no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br