Entenda o problema no abastecimento de água em Novo AirãoEntenda o problema no abastecimento de água em Novo Airão

31/08/2023 Anderson Freire

“Como o verão vai até meados de outubro, a tendência de dificuldades para distribuição de água à população poderá agravar. O principal fator é perda de volume (vazão) nos poços causado pela vazante do Rio Negro, forte estiagem, ausência de chuvas e desperdício”.

A informação partiu do diretor do Departamento de Saneamento e Abastecimento de Água de Novo Airão (DESAA), Aldemir Almeida Rodrigues, para deixar claro que o problema no abastecimento de água não é responsabilidade da Prefeitura, mas de fatores climáticos. O diretor também lembra que o fornecimento à população é gratuito. A Prefeitura não cobra contas independente de quantidade consumida.

Na busca por solução, a Prefeitura de Novo Airão, por meio do DESAA, inicia nesta quinta-feira uma ação para o combate ao desperdício de água que, diariamente, registra 50% de perda do que é distribuído na cidade. Todos os dias são jogados nas ruas uma média de 2 milhões de litros, o que dificulta a chegada da água em alguns pontos.

A campanha vai percorrer casa a casa para levar orientação aos moradores e instalação de boias (válvulas) nas caixas d’água e registros de passagem para controle do fluxo nas residências. O material também será fornecido gratuitamente.

Outro atenuante, que reduz a pressão no sistema de distribuição de água nos bairros localizados em partes mais altas da cidade, é a busca individual por solução, no qual moradores recorrem às bombas centrífugas ligadas diretamente na rede de abastecimento. Isso representa abundância para alguns e falta de água à boa parte da população.