Onde há queimada, há crimeOnde há queimada, há crime

31/08/2023 Anderson Freire

‘Sabia que o lixo queimado em seu quintal contribui para a poluição atmosférica e pode desencadear doenças respiratórias? As queimadas causam sérios prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Por trás de toda a queimada, existe uma grande ameaça.’

O trecho acima faz parte de uma campanha da Prefeitura de Manaus (Manaus sem Fumaça) com objetivo de sensibilizar a população para os males e perigos trazidos pelas queimadas e atear fogo em resíduos, sobretudo no período de julho a setembro. A campanha também orienta sobre a gravidade e necessidade de a população evitar queimar e denunciar casos.

A mensagem ressalta que “devido ao verão intenso, agosto e setembro são os meses em que estes chamados aumentam. Por isso, há a necessidade de maior cuidado, conscientização e colaboração de todos”.

Você também deve fazer sua parte. Confira algumas dicas:

• Mantenha seu terreno limpo;

• Não queime resíduos;

• Não queime a vegetação;

• Acondicione os resíduos para o serviço de coleta;

• Em caso de incêndio, acione o corpo de bombeiros (92) 99375-5325.

A intenção da Prefeitura de Novo Airão não é multar por multar, mas é preciso haver sensibilização sobre a gravidade. Onde há queimada, há crime ambiental. Ao se deparar com uma infração, faça registros fotográficos e de vídeos e denuncie também à Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma) pelo disk Denúncia da Semma: (92) 98615-2997, informando o endereço, dia e horário da ocorrência.

Seja consciente e vamos juntos fazer uma Novo Airão sem fumaça.