30/08/2023 Anderson Freire

Prefeito Frederico Júnior obtém lancha para Defesa Civil e alerta sobre risco de queimadas e desperdício de água em Novo Airão

Novo Airão foi contemplado com uma lancha e motor de popa de 115 HP, destinada à Defesa Civil do município, para atendimentos de emergência. A embarcação foi obtida por meio de assinatura de termo de cessão de uso firmado, nesta terça-feira (29/08), entre o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, e o secretário executivo de Defesa Civil do Estado, coronel QOBM, Francisco Máximo Filho.

O procurador Geral do Município, Otávio Farias, informou que a lancha tem capacidade para 15 pessoas e vai compor o patrimônio do município para ações de emergências da Defesa Civil.

O procurador Otávio Farias também relatou que o coronel Francisco Máximo fez alerta sobre as vazantes dos rios que este ano deverão atingir níveis recordes em função da forte estiagem. Diante da gravidade a Defesa Civil pede empenho e colaboração dos prefeitos para enfrentamento da situação que já está afetando a navegação e o acesso à água potável.

“Orientação que levou o prefeito Frederico Júnior a fazer alerta e solicitar à população que compreenda a gravidade e evite atear fogo em folhas nos quintais e, principalmente, queimadas no campo”.

Outro apelo diz respeito ao desperdício de água fornecida às residências na cidade. Em caso de incêndio, a falta vai dificultar e, até mesmo, impossibilitar o combate às chamas pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do Estado o município de Benjamin Constant está em situação de emergência, por conta das vazantes dos rios Solimões e Javari, e outros 7 em situação de atenção e 15 em alerta.