Prefeitura de Novo Airão define novo roteiro turístico na comunidade RenascerPrefeitura de Novo Airão define novo roteiro turístico na comunidade Renascer

30/08/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), intensifica ações para o desenvolvimento do turismo de base comunitária. Desta vez, o benefício vai para a Comunidade Renascer, com a definição de um novo roteiro na localidade.

A proposta foi debatida em reunião de planejamento, promovida pela Semintur no último sábado (26/08), com os comunitários para apresentação e debate sobre a formatação de parceria com a empresa hoteleira Lodge Mirante do Gavião para excursões turísticas à vila Renascer.

O encontro foi conduzido pela equipe da Secretaria de Turismo integrada por Mara Santos (turismóloga da Amazonastur), Greicy Barbosa (agente Sala do Empreendedor) e Regine Almeida (coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

A turismóloga fez explanações sobre gestão do Turismo de Base Comunitária (TBC) e o que é atrativo turístico. Orientou também que a comunidade tem de estar organizada para receber os turistas de vários países que aportam no Mirante do Gavião. Ressaltou ainda que a empresa demanda aspectos culturais como dança, artesanato e história da comunidade.

A presidenta da comunidade, Maria Derli, confirmou a oferta de artesanato e propôs que alguns moradores desejam trabalhar com trilhas no entorno da vila (terrenos dos comunitários).

A proposta foi acatada e ficou definido que cada um morador estaria responsável pela sua trilha e avisar quando estaria organizado para visitação, além da possibilidade de apresentação de dança, linguagem tucana. Também foi acertada uma visita do novo parceiro Mirante do Gavião à localidade.