25/08/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira (25/08) o Dia ‘D’ da campanha Agosto Lilás, dedicado à conscientização e combate pelo fim da violência contra mulher. Ação que reuniu centenas de mulheres, no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari, com apresentação de palestras, roda de conversa, dinâmicas de grupo, peça teatral, sorteio de brindes e um coffee break.

O tema da campanha de 2023 foi ‘Por Direitos, Por Justiça e Pelas Mulheres’, abrangendo todas as mulheres atendidas por programas e serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município.

Na abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Silveira, enfatizou o slogan “Lute como uma mulher”, para ilustrar a sobrecarga de funções desempenhadas pelas mulheres no dia a dia, nos afazeres domésticos, cuidados com os filhos, dupla jornada de trabalho e, muitas vezes, ainda enfrenta violência no lar.

“Não somos contra os homens, mas é preciso que estejamos lado a lado para crescermos juntos com respeito e dignidade. É um momento de reflexão para dar um basta na violência doméstica”.

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, parabenizou todas as mulheres presentes ao evento e, em especial, a secretária Márcia Silveira e equipe Semasc pelo empenho na organização da campanha do Agosto Lilás.

“É inacreditável o trabalho da Semasc. Uma equipe incansável. Tenho fé de que vou ver a continuação do trabalho desenvolvido por essa equipe. Deus nos abençoe. Parabéns o evento está bonito”.

A secretária Márcia Silveira também fez uma homenagem ao ex-delegado (Polícia Civil,) em Novo Airão, Renato Simões, em agradecimento pelo trabalho desempenhado em prol da segurança e parceria com a Semasc para assegurar direitos às mulheres vítimas de violência.

O Dia D avançou com palestra proferida pela psicóloga da Semasc, Evellyn Albuquerque, abordando as formas de violência. Entre elas a patrimonial, moral, humilhações, ameaças e a psicológica, além dos danos comportamentais causados aos filhos.

Em seguida apresentação teatral com relato de vida de uma jovem na busca de libertação da violência imposta pelo marido. Feito conquistado a partir da decisão de denúncia e procura por ajuda junto ás instituições da rede de apoio à mulher vitimizadas. Depois foram dinâmicas de grupo, sugestões de propostas a serem implantas pela Prefeitura como casa de apoio à mulher. E no encerramento das atividades foi servido um coffee break e o esperado sorteio e centenas de brindes.

O evento também contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Humberto Lima, comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ewerton Augusto e a tenente Cibele Marinho, novo delegado da Polícia Civil, Mateus, e várias representantes da sociedade civil.

Acompanhe outras notícias no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br