Secretaria de Meio Ambiente leva orientação sobre queimadas ao Ramal do RoçadãoSecretaria de Meio Ambiente leva orientação sobre queimadas ao Ramal do Roçadão

24/08/2023 Anderson Freire

Diante das altas temperaturas, baixa umidade do ar e velocidade dos ventos que estão sendo registrados nesse período de estiagem, também conhecido como verão amazônico, a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quinta-feira (24/08) reunião com moradores do Ramal do Roçadão (Km 3) para passar orientações sobre queimadas e o risco de incêndios em área de matas.

Nesta área também aconteceu uma queimada que saiu de controle cujos focos de fogo estão sendo combatidos há mais de três dias. A ação conta com agentes do Corpo de Bombeiros e brigada de combate a incêndio do ICMbio.

A secretária de Meio Ambiente, Luciene Farias, informou que a reunião teve como finalidade abordar o incidente, levar orientações e alerta sobre os riscos de incêndio em áreas de mata e urbana. Na reunião também foi feito esclarecimento sobre o trabalho de fiscalização e proteção ao meio ambiente desenvolvido pela Semma.

“Antes de multa a Semma realiza o trabalho de orientação e notificação. Informações prévias para evitar a terceira ação: multa. Portanto, as pessoas estão sabendo que estamos no período zero de queimadas, que vai de agosto a novembro. Aqueles que não quiserem entender o alerta serão apenadas”, orienta.

Portanto fica proibido atear fogo em folhas no quintal, roçado e ambientes com vasta vegetação. Lembrando que, além do perigo de incêndio descontrolado, a fumaça gerada vai causar problemas respiratórios em crianças, idosos e pessoas em geral.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br