Agremiações definem temáticas para o 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023Agremiações definem temáticas para o 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023

16/08/2023 Anderson Freire

As agremiações dos Peixes-boi Jaú e Anavilhanas fizeram no final de semana os lançamentos das temáticas que serão apresentadas no 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023, que vai ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

Os enredos foram definidos em eventos promovidos na sexta-feira (11/08), no Island Club (Jaú) e na Praça Municipal Hugo Carlos Frederico (Anavilhanas).

O Peixe-boi Anavilhanas vem em 2023 com o tema ‘Anavilhanas: Mistério de um Negro Corrente’. Temática que nos versos da composição musical (canção) manifesta uma narrativa de bravura que tem como cenário o Rio Negro quando do domínio colonial.

“Águas turvas de aspecto escuro, impetuoso e imponente, testemunhou Mira-Boia a mergulhar na imensidão e submergir com sua grande nação. Levou com sua correnteza o sangue derramado de bravos guerreiros. Ajuricaba! Resistiu, lutou e por fim descansou nas margens que outrora nossos ancestrais desbravaram. Histórias do passado, ecoam no seu fluir”, versa a letra.

E, a agremiação do Jaú promete evidenciar a identidade cultural do Festival do Peixe-boi com a apresentação do tema, ‘Taíra Y’y: O legado do Rio Negro’. A perspectiva é de inovação e surpresas, com destaque à supremacia do ecossistema Amazônico. O Jaú vem prestar homenagem à prole diversificada que habita o grandioso e encantador Rio Negro.

Taíra Y’y é uma das vertentes da língua geral a traduzir “filhos das águas” na concepção dos professores indígenas Baré do alto Rio Negro, Bernadete Costa Franco e Irineu Lauriano Rodrigues. Filhos que são equiparados à crianças que dependem do ancestral curso d’água que amamenta e conduz a vida. Um processo contínuo de transmissão de costumes, memórias, tradições, crenças e lendas, perpetuadas no imaginário popular e que despertam no curso da vida um legado de preservação.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br