Orla Fluvial de Novo Airão: As obras já vão começarOrla Fluvial de Novo Airão: As obras já vão começar

15/08/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, anunciou o início das obras para construção do muro de contenção e Orla Fluvial da Cidade. Intervenção de infraestrutura turística mais esperada nos últimos anos.

A boa nova foi anunciada nesta quarta-feira (16/08) e a Prefeitura de imediato expediu comunicado público sobra a interdição parcial, por tempo indeterminado, da faixa de praia compreendida pela parte esquerda da escadaria até as proximidades do flutuante dos botos. Espaço destinado à atracação de balsas que trarão insumos e equipamentos a serem utilizados na obra.

Para o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, a Orla Fluvial da Cidade de Novo Airão, às margens do Rio Negro, é uma das obras de maior relevância, para o setor turístico no município e geração de empregos e renda.

“Obra que, além de desenvolvimento paisagístico vem proporcionar aos moradores do nosso município a oportunidade de ocupação e renda com prestação de serviços e vendas ao longo da orla. Um projeto arrojado que vai transformar a orla em um cartão de visita da cidade. Será idêntico à Ponta Negra de Manaus para atividades turísticas, culturais e físicas”, antevê o prefeito.

Os recursos, da ordem de R$ 3,5 milhões, fazem parte do primeiro repasse, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), para o início das obras de construção do muro de contenção que integra o projeto Orla Fluvial da Cidade.

O valor total do projeto para a construção do muro de contenção (arrimo), está orçada em R$ 17 milhões, oriundos do MDR que autorizou a licitação para escolha da construtora. O início da obra está previsto para ser executado no prazo de 12 meses. Serão 650 metros de extensão, na zona portuária, com 4,86 metros de altura.

De acordo com o procurador Geral do Município, Otávio Farias, os recursos federais, da ordem de R$ 17 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador Omar Aziz, são apenas a primeira etapa da orla e já há garantia de que o senador vai aportar os recursos necessários à finalização.

“Pedimos desculpas pelos transtornos. Estamos trabalhando para entregar mais um ponto turístico que vai embelezar nossa cidade”.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br