14/08/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), realizam trabalho para recuperação (reabertura) de trilha, com três quilômetros, para visitação turística à Cachoeira de São Domingos, na área da vila de Airão Velho, antiga sede do município, localizada às margens do Rio Negro.

O trabalho foi executado, no início de agosto (dias 1º e 3), por equipe de limpeza, manejo e sinalização de trilhas turísticas da localidade. O grupo de trabalho foi formado por servidores da Semintur e do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), vinculado à SEMA. Secretaria responsável pela gerência da área (estadual).

O manejo da trilha faz parte do projeto “Caminhos do Rio Negro”, que percorre diversas Unidades de Conservação (UC) do Mosaico do Baixo Rio Negro, para implementar trilhas de terra firme e aquáticas na região.

O caminho é uma trilha histórica que foi reativada em outubro de 2022. Há relatos de que quando a vila ainda estava ativa os moradores iam de carroça para frequentar a cachoeira. Agora a Prefeitura de Novo Airão e SEMA estão empreendendo uma nova fase para melhorar a estrutura destinada aos visitantes e ampliar o ordenamento turístico de Airão Velho.

O trabalho de manutenção, executado pela Prefeitura de Novo Airão, visa abertura ao público para visitação à cachoeira. Além de limpeza e sinalização, o destino também passará por melhorias na estrutura, com a instalação de passarelas em áreas alagadas.

Interessados em visitar o local podem procurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT/Novo Airão), para buscar orientações de condutores ou guias credenciados sobre a visita à Unidade de Conservação.

Airão Velho foi o primeiro povoado fundado por portugueses na região, em meados de 1690. Viveu o auge e o declínio do ciclo da borracha, tornando-se apenas ruínas de um local que antes guardava uma cidade próspera no meio da Amazônia. Atualmente, as ruínas são um dos atrativos turísticos na região do Rio Negro, no ponto de confluência com o Rio Jaú.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br