3º AirãoMan – Triathlon no Parque Nacional de Anavilhanas: de Novo Airão para o mundo3º AirãoMan – Triathlon no Parque Nacional de Anavilhanas: de Novo Airão para o mundo

08/08/2023 Anderson Freire

Os atletas Camila Valdez Carreno (21 anos) e Bruno Figueira de Souza (36), da equipe Márcio Soares Sports, e a equipe PitTri, formada por Alyson, Charles e João, são os vencedores da 3ª Edição do AirãoMan - Triathlon no Parque Nacional de Anavilhanas, realizado neste final de semana (sábado e domingo 05 e 06/08), no município de Novo Airão.

Camila Valdez conquistou o primeiro lugar no geral solo feminino (individual) com o tempo de 2h31m16s, e Bruno Figueira, no geral solo masculino, registrou 2h27m40s. Na modalidade revezamento, os atletas Alyson, Charles e João (equipe PitTri), conquistaram o pódio com o tempo inigualável de 2h12m02s. Camila também vai participar do mundial Ironman que acontece na Finlândia no fim de agosto.

O AirãoMan contou com a participação de 155 atletas, divididos nas modalidades solo (individual) e revezamento (equipe), do Amazonas, Roraima, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e dos Estados Unidos.

A cerimônia de premiação e entrega de medalhas e troféus foi realizada no anfiteatro da Praça Municipal Hugo Carlos Frederico e contou com as presenças do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, vice José Sales Nunes (Baliza), secretários municipais, João Pereira de Oliveira, representante da Escola de Triathlon PitTri e Márcio Soares da Escola de Triathlon MS Sports, entre outros.

O prefeito Frederico Júnior parabenizou aos atletas de Novo Airão pela coragem, determinação e exemplo de desportismo. Ele também agradeceu o apoio do Governo do Estado, Amazonastur e Cosama (Águas do Amazonas) e instituições que acreditam e apoiam o evento. E ressaltou ainda a realização do Airão Kids.

“Me sinto feliz pelo evento, sobretudo com o Airão Kids que se mostrou um sucesso. O AirãoMan também já está consolidado na rota dos grandes eventos e no calendário estadual de desporto. Isso nos engradece e é prova de que estamos no caminho certo”.

Novo Airão marcou presença na disputa com os atletas Oliver Costa (solo), Niki Lauda Jardim (solo), Thiago da Cunha, Eduardo Libório, Anderson Paulo Viana, Rafael Freire, Mario Jorge Mendes, Evanildo Marques, Iris Gessner (solo, 2° lugar na categoria 55 a 59 anos), Cosmo de Oliveira, Renato Silva Andrade, Lucicleia dos Santos Brandão, Dirlane Silva Cruz, Darlan Ferreira, Fabiano Barbosa Soares e Lucas Rodrigues Barbosa (solo, 2° lugar na categoria 20 a 24 anos). Mas, o brilho maior foi a enfermeira Iris Gessner que completou a prova, na modalidade solo, em 4h06m57s. Um exemplo inspirador de rotina desportiva e saudável.

O AirãoMan é um projeto da Prefeitura de Novo Airão por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), em parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Governo do Estado e apoio da Márcio Soares Sports Assessoria e PitTri Assessoria. O evento também conta com apoio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Infraestrutura (SEMINF), Cultura e Eventos (SEMUC), Esporte e Lazer (SEMJEL), Agricultura, Pesca e Pecuária (SEMAPP), da Assessoria de Comunicação Municipal (ASCOM), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, ICMbio e DNIT, além do apoio de parceiros como José de Freitas Fisioterapia e Helicônia Ornamentações.

Veja o resultado oficial do 3º AirãoMan no link

Fotografia: Sebastian Vianna / Gabriel Brasil Miguel Rodrigues