Novo Airão conclui propostas na 6ª Conferência Municipal de SaúdeNovo Airão conclui propostas na 6ª Conferência Municipal de Saúde

04/04/2023 Anderson Araújo

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), finalizou, na sexta-feira (31/03), a 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia’.

O evento, realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, reuniu cerca de 210 inscritos, no Salão de Eventos Recanto dos Medeiros, entregou, na sexta-feira, as propostas à relatoria e foram apreciadas na Plenária Final, além de eleição de quatro delegados para etapa estadual.

Além da etapa estadual, o evento também visa levar propostas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

O professor Antônio Geraldo, relatou o debate nos grupos, dos quatro eixos temáticos que apresentaram propostas específicas que objetivam o avanço dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), prestados à sociedade.

“As propostas, aprovadas pela Plenária, serão levadas à 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, pelos delegados eleitos que serão os representantes de Novo Airão, com perspectiva de aprovação para a Conferência Nacional”.

Para a 1ª Secretária da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), e Subsecretária de Turismo, Vera Lúcia Garrido, a Conferência vem com um rol de propostas aprovadas que, após conclusão do Relatório Final da 6ª CoMS/NA, serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para integração na revisão do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, e ao Conselho Estadual de Saúde, para apresentação na 9ª Conferência Estadual.

“E todas as propostas aprovadas na Conferência serão incluídas no Plano Plurianual da Saúde (PPA). Este é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública brasileira, obrigatório para União, Estados, Distrito Federal e Municípios”.

Os eixos debatidos foram: I - "O Brasil que temos, o Brasil que queremos" abordado pelo coordenador da Saúde Bucal e odontólogo, Luiz Ramos; II - "O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas", proferido pela secretária da Mesa Diretora do CMS, Vera Garrido Filha; III - "Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia" tema explanado pelo servidor graduado em Gestão Hospitalar, Jefferson Bruno; e o eixo IV - "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas" que foi norteado pela psicóloga Milena Mendonça.

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação