03/08/2023 Anderson Freire

O município de Novo Airão, (localizado a 115 quilômetros de Manaus) fez definição de detalhes técnicos dos preparativos para a 3ª edição do AirãoMan Triathlon 2023 no Parque Nacional de Anavilhanas. Disputa que será realizada no Rio Negro, neste final de semana (dias 5 e 6 de agosto).

Na oportunidade, O Governo do Estado do Amazonas, por meio da AMAZONASTUR estará fazendo o lançamento oficial do Aplicativo de Turismo Amazonas TO GO.

O alinhamento das ações foi feito em reunião na manhã desta quinta-feira (03/08) na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur). Encontro que contou com as presenças de representantes das secretarias municipais de Cultura e Eventos (Semuc), Juventude, Esporte e Lazer (Semuc), Saúde (Semsa), Infraestrutura e Urbanismo (Seminf), Unidade Hospitalar de Novo Airão, Policia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e ICMbio.

A secretária de Turismo, Suzianne Fonseca de Oliveira, fez explanação sobre o cronograma, aspectos técnicos e demandas (serviços) necessários à realização das provas, no domingo, a partir das 6h. A preocupação maior está no controle de trânsito, em função do isolamento de uma das faixas de pistas para realização das provas de ciclismo e corrida. Neste sentido, os organizadores pedem atenção e cautela à população para evitar acidentes.

A organização vai contar com cerca de 100 pessoas incluindo orientação de trânsito, alimentação antes da disputa, limpeza de ruas, sinalização, pontos de hidratação aos atletas, controle de prova, serviço de emergência em saúde (ambulâncias e equipe médica) e recolhimento de resíduos descartáveis (lixo).

“O AirãoMan é um evento desportivo de projeção nacional e internacional do município. Este ano contará com a participação de público e atletas de estados como Roraima, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro e inclusive de outros países como Estados Unidos. A prova vai contar com a participação de atletas de alto nível técnico como os americanos Bruce Foesberg e Shar Price.

A disputa é promovida pela Prefeitura de Novo Airão, Conselho Municipal de Turismo, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, em parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), e apoio das assessorias esportivas: Márcio Sports Assessoria e PitTri.

A programação inicia no sábado, às 16h, com a competição do Triathlon na Floresta Kids. Congresso técnico, às 17h, para orientações e entrega de kit aos atletas. A largada acontece no domingo às 6h, no Porto da Cidade.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br