Governador Wilson Lima vistoria obras de revitalização da rodovia AM-352 que interliga Novo Airão, Manacapuru e ManausGovernador Wilson Lima vistoria obras de revitalização da rodovia AM-352 que interliga Novo Airão, Manacapuru e Manaus

03/08/2023 Anderson Freire

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou na manhã desta quarta-feira (02/08) o início dos trabalhos para asfaltamento definitivo da estrada AM-352, que interliga os municípios de Novo Airão, Manacapuru e Manaus.

Durante a visita técnica, o governador esteve acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, o vice-prefeito de Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), Procurador Geral do Município, Otávio Farias, presidente da Câmara Municipal, José Roberto Nascimento, vereadores e secretários municipais de Novo Airão.

O governador Wilson Lima disse estar aproveitando o verão amazônico para tocar obras que são importantes aos municípios, região metropolitana e Manaus para o desenvolvimento econômico e, sobretudo, social.

“Essa é a AM-352. E, a gente sabe da força que Novo Airão tem na atividade turística. A maioria dos hotéis de selva está localizada nesta região; a visitação dos botos e outras atividades esportivas e turísticas. Até o final do ano vai estar bem melhor em termos de trafegabilidade. Estamos fazendo correção de curvas que são perigosas, trabalho de base e sub-base e iniciando o asfaltamento definitivo nesse trecho (do Km 71 ao 77, sentido Manacapuru/Novo Airão)”, e a conclusão vai levar mais dois verões (2025)”, adianta o governador.

O prefeito em exercício de Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), disse se tratar de uma grande obra e avanço a entrega inicial do trecho mais crítico, com 20 quilômetros, que apresenta mais problemas de deterioração (buracos).

“Para Novo Airão já é uma conquista e no ano que vem vamos avançar muito mais e, em 2025 a conclusão. A gente fica muito agradecido ao Governo do Estado pelo esforço para ajudar Novo Airão, sobretudo com obras de infraestrutura e projetos voltados ao turismo. Hoje Novo Airão se revela um grande cenário para produções televisivas e cinematográficas. Essa é a saída econômica: turismo e agricultura familiar”, acredita.

O procurador Geral do Município, Otávio Farias, também manifestou gratidão ao Governo do Estado pelo trabalho para o desenvolvimento de Novo Airão e relacionou avanços que vem acontecendo no município.

“Um dos principais fatores para desenvolvimento é a estrada em boas condições de tráfego que possibilite rápido acesso ao município que tem potencial turístico. E o governador atento a demanda foi sensível sobre a necessidade de estrutura da AM-352. Temos só agradecimentos ao governador pela sua vinda e trabalho que vem realizando no nosso município. E dizer que Novo Airão está de braços abertos sempre”.

O projeto da AM-352 conta com investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 218,9 milhões e contempla serviços em 98,60 quilômetros, com terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial; remendo profundo e sinalização horizontal e vertical, além de pista de rolagem e acostamento em ambos as margens. O percurso até Manaus passará a ser feito em uma hora a meia.

Fotografia: Janaiton Falcão e Lucas Silvas - SECOM / Sebastian Vianna

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira