Cirandas Barões e Pena Branca brilham na segunda noite do 26º Festival Folclórico de Novo AirãoCirandas Barões e Pena Branca brilham na segunda noite do 26º Festival Folclórico de Novo Airão

30/07/2023 Anderson Freire

As danças de Ciranda Barões e Pena Branca deram um brilho especial à segunda noite do 26º Festival Folclórico de Novo Airão 2023, que aconteceu no sábado (29/07), no calçadão do centro Cultural. E, para completar, shows musicais das bandas Oz Bebês - Tudo certo, nada errado’ e K Te Quero, com muito forro e sofrência (brega romântico).

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, acompanhado de secretários municipais e presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Nascimento, voltou a enfatizar a construção de uma nova história nas promoções de eventos culturais no município.

“Ninguém faz nada sozinho. O que está acontecendo e resultado de apoio e parceria com o Governo do Estado, Cãmara Municipal e, em especial aos secretários pela dedicação e esforço para a construção desse grande evento. E, vamos dar um salto maior nos festivais Folclórico e do Peixe-boi em 2024”, promete.

A Ciranda Barões (verde e vermelho) abriu a noite com o tema ‘Manelinho, Mãe benta e Carão – Oxente a festa no Sertão’. A coreografia assinada por Mário Lúcio e Gabriel Freitas desfilou um sincronismo nos 60 minutos de movimentos de danças marcados por uma combinação de xote, xaxado e baião. Os cordões de cirandeiros e caboclinhos traçaram uma narrativa da jornada e encontro dos pássaros carão e jandaia.

A Ciranda Pena Branca (verde e branco) não deixou por menos. Com o tema ‘Pena Branca Uma História Popular’ e coreografias de Vanderson Sounier, Joabe Reis e Wallace Martins, contou no calçadão a história do município na versão cabocla de Marias, Raimundos e Anastácias. Gente da terra que conhece mitos e lendas envolvendo formigas ferozes, festejos, matanças de peixes-boi e proteção de Mãe Iara.

Neste domingo, no desfecho, vamos de quadrilhas juninas: São Gabriel na Roça, ‘Granfinos’ de Novo Airão, Baixada na Roça e Império, além de apuração e divulgação dos campeões. E, o encerramento do Festival Folclórico com atração musical Karina Show.

Prestige o nosso Festival Folclórico de Novo Airão. Você é nosso convidado!

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br

Fotografia: Sebastian Vianna

Drone: Miguel Rodrigues