29/07/2023 Anderson Freire

O 26º Festival Folclórico de Novo Airão 2023 foi aberto oficialmente com as apresentações das danças regionais Cangaço Lampião Rei do Sertão e Cangaço Herdeiros de Lampião e shows de forro com Renatinho Santiago e Grupo XoteZiim.

O evento cultural, que iniciou nesta sexta-feira (28/07), prossegue no calçadão do Centro Cultural, no sábado (29) com apresentações das Cirandas Barões e Pena Branca e, no domingo (30/07), o desfecho com as quadrilhas juninas São Gabriel na Roça, ‘Granfinos’ de Novo Airão, Baixada na Roça e Império e ainda, apuração e divulgação dos vencedores.

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, em pronunciamento lembrou que após três anos sem realização, em decorrência da Pandemia de Covid-19, a volta do festival Folclórico marca o reinício de um novo tempo para as manifestações culturais e populares no município. O prefeito também deixou um clima de suspense no ar ao prometer revelar importante surpresa na segunda noite (neste sábado).

“Quero agradecer e enaltecer o profissionalismo das danças e grupos folclóricos, aos organizadores e, declaro aberto o 26º Festival Folclórico de Novo Airão. Boa sorte a todos os participantes e que Deus abençoes nosso município”, declarou.

O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, agradeceu à Prefeitura e às pessoas envolvidas na organização do evento e, principalmente, aos brincantes de grupos e danças folclóricas.

“Este é o melhor festival de todos os tempos. Voltamos no ano passado com o Ecofestival do Peixe-boi e agora o Festival Folclórico. Isso é investimento e incentivo da Prefeitura às manifestações culturais e folclóricas do município para o desenvolvimento econômico e geração de renda à população”.

O Cangaço Lampião Rei do sertão abriu a noite com enredo ‘O Fim do Cangaço’ trazendo destaques como encenação de Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita e coreografias ao som de xaxado, baião e forró. Um destaque foi a modernidade das duplas (casais de dançarinos) com tendencias atualizadas de dança.

O espetáculo prosseguiu com o enredo ‘Xaxado a Dança do Sertão’, apresentado pelo Cangaço Herdeiros de Lampião. O tema resgatou a origem do estilo musical, nascido em Pernambuco, com enfoque à Maria Bonita, pássaro acauã e a vegetação mandacaru. O grupo também focou em duplas de dançarinos com coreografia estilizada marcada pelo frevo da atualidade.

Neste sábado (29/07), a programação traz apresentações das Danças Ciranda Barões e Pena Branca, e atração musical: Karina Show. No domingo vamos de quadrilhas e show da banda ‘Oz Bebês - Tudo certo, nada errado’, no encerramento do 26º Festival Folclórico.

Prestige o nosso Festival Folclórico de Novo Airão. Você é nosso convidado!

Imagens: Sebastian Viana

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br