Prefeitura de Novo Airão apresenta números em audiência pública na Câmara MunicipalPrefeitura de Novo Airão apresenta números em audiência pública na Câmara Municipal

29/07/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio do setor de contabilidade da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef), apresentou a avaliação fiscal (prestação de contas), relativa ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2023, dos números orçamentários e patrimonial do que foi recebido e gasto neste período (receitas e despesas).

O principal diferencial apresentado foi o a demonstração de equilíbrio nas finanças públicas, comprovado em documentos contábeis. Administração de receitas e despesas de forma responsável e dentro do que é destinado pela Legislação para cada área administrativa.

De acordo com o contador do Município, Frank Andrade, a ação se pauta na Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece a realização da audiência aberta à população, instituições públicas e entidades da sociedade civil que tenham interesse na matéria.

“Demonstramos o que foi recebido (receitas) e gastos (despesas) destinados às áreas afins como saúde, educação, infraestrutura, turismo, produção e pessoal. O objetivo é debater e apresentar os índices fiscais da Prefeitura de forma clara a transparente os números do quadrimestre”.

Para o procurador Geral do Município, Otávio Farias, a audiência foi um momento único em que a administração apresentou à sociedade os resultados financeiros em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“É uma determinação do prefeito Frederico Júnior que se cumpriu para que nos fizéssemos presentes, disponibilizando informações que nos colocam em posição de destaque e de diferencial. Nunca na história de Novo Airão foi registrado tal transparência à sociedade. Isso demonstra responsabilidade em relação ao que encontramos, onde estamos e aonde queremos chegar”, aponta o procurador Geral.

A audiência também contou com presenças dos secretários municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), e Turismo (Semintur), servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br