Governo do Estado e Prefeitura de Novo Airão fazem entrega de patentes do Projeto Escola SeguraGoverno do Estado e Prefeitura de Novo Airão fazem entrega de patentes do Projeto Escola Segura

27/07/2023 Anderson Freire

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP/AM), de Educação e Desporto (Seduc), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e parceria com a Prefeitura de Novo Airão, realizou a entrega dos lenços correspondentes às patentes e graduações do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). A solenidade aconteceu, na manhã desta quinta-feira (27/07), no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari.

A primeira turma integrou 60 estudantes da Escola Estadual Balbina Mestrinho, que receberam patentes simbolizadas por lenços, de alunos-capitães, tenentes e sargentos. Para receber uma patente o aluno precisa apresentar bom rendimento escolar e disciplina.

A cerimônia teve início com a entrega de patente pelo comandante do Comando de Policiamento do Interior/PM, coronel Marcos Vinícius Encarnação, à aluna coronel Renata Passos, que liderou a apresentação da tropa. Em seguida, os demais estudantes receberam as patentes dos pais.

A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito de Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), procurador Geral do Município, Otávio Cruz Farias, promotor de Novo Airão, João Ribeiro Guimarães, Presidente da Câmara Municipal, José Roberto Nascimento, secretário Municipal de Educação, Humberto Lima, coordenadora Regional de Educação, Neliane Castro, gestor da Balbina Mestrinho, José Sidney Brandão, entre outras autoridades.

O projeto Escola Segura, Aluno Cidadão foi lançado pelo governador Wilson Lima, em 2020 e já foi implantado em escolas da capital e do interior do Amazonas. O projeto visa estabelecer uma ferramenta de combate à violência no ambiente escolar. A iniciativa busca formar cidadãos por meio de hábitos baseados na disciplina, hierarquia, ordem e respeito.