Plano de Segurança Pública para Novo AirãoPlano de Segurança Pública para Novo Airão

27/07/2023 Anderson Freire

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Prefeitura de Novo Airão, promoveram, nesta quinta-feira (27/07), no auditório Luiz Calor de Mattos Areosa, no CRAS, a apresentação e debate sobre as propostas da SSP-AM e demais órgãos parceiros voltadas à Segurança Pública de Novo Airão, cujas ações estão inseridas no ‘Projeto Interior Mais Seguro’, no âmbito do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, proposto pelo Governo do Estado.

O coordenador técnico chefe do Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas em Segurança Pública (CIAESP/SEAGISSP-AM), José Camilo da Silva, explicou o Plano visa a integração entre estado e município para a implantação de propostas que visam trazer melhorias na segurança e, desta forma, promover desenvolvimento econômico. O plano estabelece quatro eixos estruturantes: integração prevenção, capacitação e governança (monitoramento de resultados).

“Vamos trabalhar de mãos dadas no processo de orientação e transferência de conhecimento para que o município possa elaborar projetos para captar recursos e operacionalização do plano para restaurar o ambiente de segurança e garantir o direito de ir e vir da população”, defende o coordenador José Camilo.

Entre as linhas de ações o plano antevê a intensificação de fiscalização e operações de combate ao tráfico de drogas, inclusive instalação da base Arpão 2 para patrulhamento e combate à criminalidade no Rio Negro. Outras ações apontam criações do Conselho Municipal de Segurança e Comissão de Segurança da Câmara Municipal, Elaboração do Plano de Segurança Municipal, fortalecimento e capacitação da Guarda Municipal, entre outras medidas como uso de tecnologia para monitoramento da cidade.

A reunião de trabalho contar com as presenças do vice-prefeito de Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), presidente da Câmara Municipal, José Roberto Nascimento, e representantes do 6º Grupamento de Polícia Militar (GPM), Delegacia de Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Semasc, Semed, e Comissão de Segurança Púbica da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), entre outros.