Governo do Estado e Prefeitura de Novo Airão realizam formatura do Projeto Escola SeguraGoverno do Estado e Prefeitura de Novo Airão realizam formatura do Projeto Escola Segura

27/07/2023 Anderson Freire

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP/AM), de Educação e Desporto (Seduc) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e parceria com a Prefeitura de Novo Airão, realiza a formatura da primeira turma de estudantes do município pelo Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac).

A solenidade de formatura acontece nesta quinta-feira (27/07), às 8h, no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari, para entrega dos lenços correspondentes às patentes e graduações dos estudantes da Escola Estadual Balbina Mestrinho.

O projeto Escola Segura, Aluno Cidadão foi lançado pelo governador Wilson Lima, em 2020 e já foi implantado em escolas da capital e do interior do Amazonas.

O projeto visa estabelecer uma ferramenta de combate à violência no ambiente escolar. A iniciativa busca formar cidadãos por meio de hábitos baseados na disciplina, hierarquia, ordem e respeito.

A Polícia Militar aplica mecanismo da tradição militar, de disciplina e respeito aos valores. Princípios que desenvolvem nas crianças e adolescentes a retomada de atitudes positivas, que visam reeducar o sistema educacional e, desta forma, pacificar a comunidade a partir de ações no ambiente escolar.

Os alunos que se destacam no projeto recebem patentes, simbolizadas por lenços, de alunos-capitães, tenentes e sargentos. Para receber uma patente o aluno precisa apresentar boas atitudes e rendimento escolar. Cada bimestre será feita a seleção dos alunos destaques, que receberão as patentes, incentivando a dedicação aos estudos.

Fotografia: Reprodução