Ministério do Turismo apresenta projeto de construção do Porto Turístico do Padre em Novo AirãoMinistério do Turismo apresenta projeto de construção do Porto Turístico do Padre em Novo Airão

25/07/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, reuniu-se, nesta quinta-feira (20/07), por meio de videoconferência, com equipe do LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando foi feita apresentação do projeto de construção e proposta dos modelos de exploração e manutenção para o Porto Turístico do Padre, que entra em fase de aprovação pelo Ministério do Turismo (MTur) para ser erguido no bairro Nossa Senhora Auxiliadora (na Ponta).

O prefeito Frederico Júnior agradeceu o interesse do MTur pela elaboração do projeto, este, de grande importância para o turismo em Novo Airão. O prefeito também solicitou cópia da proposta para apresentação ao senador Omar Aziz em reunião agendada para este sábado (22/07). Reunião que visa encontrar fontes de recursos para implementação do projeto.

Outra agenda está prevista para acontecer, em 20 dias, com o ministro do Turismo, Celso Sabino, quando também serão apresentados projetos para construção do Mirante, praças da Saudade, do Bacabal e do porto turístico com intenção de apoio daquele ministério.

Além do prefeito Frederico Júnior, a conferência interativa teve a participação da secretária municipal de Turismo, Suzianne Oliveira, e do procurador Geral do Município, Otávio Farias, além dos representantes da Translab, André Haddlich, Edinaide Santos e Juliane Ferreira, e do MTur, Gleurice Souza da Luz.

O representante do TransLab, André Haddlich, apresentou as planilhas de custos para construção e manutenção do Porto do Padre. A construção está orçada em R$ 3.763 milhões e a manutenção anual R$ 36.194 mil/ano. O modelo de exploração comercial sugere que essa manutenção seja provida pelo aluguel de espaços comerciais e taxas pagas pelos usuários do Porto (barqueiros).

O projeto propõe estrutura de 260 metros quadrados de área construída, em concreto e madeira, que vai dispor de plataformas flutuantes para embarque e desembarque de passageiros, passarelas metálicas, espaço para atendimento e vendas de passeios, área de conveniência (espera), sanitários, quiosque para lanches e loja de artesanato.

“São dois pontos positivos para o município. O primeiro representa um novo tempo para o turismo náutico. Sobretudo com a melhoria da nossa infraestrutura turística, o segundo, vem atender a solicitação das comunidades ribeirinhas que almejam um espaço apropriado para embarque e desembarque, venda dos seus artesanatos e outros produtos” relata Suzianne.