Seminf rebate críticas equivocadas sobre obras de drenagemSeminf rebate críticas equivocadas sobre obras de drenagem

16/07/2023 Anderson Freire

“Drenagem profunda não é esgoto. O sistema vai fazer apenas escoamento de águas pluviais (chuva), para resolver o problema das alagações que ocorrem nos bairros Novo Horizonte e Santo Elias, havia mais de 30 anos”.

O esclarecimento foi feito na manhã deste sábado (15/07), pelo secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seminf), Odir Gonçalves, ao rebater a divulgação de críticas equivocadas e inverídicas de que o sistema de drenagem profunda vai causar danos ao meio ambiente.

A declaração foi feita durante visita técnica do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, aos serviços executados das instalação das manilhas (tubos de concreto) no Caminho das Índias. Na ocasião, o prefeito também determinou alterações para melhorias no projeto.

De acordo com o secretário Odir Gonçalves, o motivo alegado nas fake news (notas falsas) para os danos ambientais, seria o despejo de águas de esgoto no igarapé do Chicó, que corta o Caminho das Indias. Córrego que vai receber a drenagem de águas da chuva.

“Jamais iriamos construir uma obra para causar danos aos moradores do município onde vivemos. A drenagem profunda somente vai dar vasão às águas de chuvas. Sistema que vai permitir escoamento das águas para evitar o represamento em ruas nos bairros Novo Horizonte, Nova Esperança e Santo Elias. Portanto não se trata de esgoto e também não vai chover 24 horas por dia”, deixou claro.

O secretário relatou ainda que a Prefeitura já fez a implantação do sistema de drenagem profunda nestes bairros. Entretanto, o sistema contava com apenas 500 metros de tubulação para atender as ruas Olegário Saraiva e Manoel Batista. A solução foi direcionar o escoamento, pelo Caminho das Índias, até o igarapé do Chicó.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br