Prefeitura de Novo Airão e Sebrae realizam oficina de capacitação para professoresPrefeitura de Novo Airão e Sebrae realizam oficina de capacitação para professores

13/07/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizam oficina de capacitação em Educação Empreendedora ministrada a 200 professores da rede municipal de educação do Município. O objetivo foi a preparação dos educadores que vão trabalhar a introdução da matéria Educação Empreendedora no ensino municipal.

O treinamento, denominado Workshop Educação Empreendedora - Município de Novo Airão, foi ministrado nesta semana (dias 10 e 11/07), na Escola Municipal Aristóteles Freire Arnoud. Ação que está inserida no Programa Cidade Empreendedora, visa aceleração do desenvolvimento econômico e social do município, além do fortalecimento e desenvolvimento das competências integradas à construção de projetos de vida.

A oficina teve planejamento elaborado pelo Sebrae em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur).

Na terça-feira (11/07), o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, esteve acompanhando os trabalhos da oficina. Ocasião em que anunciou o Prêmio Professor Inovador. Trata-se de incentivo ao projeto educação empreendedora e reconhecimento do educador no processo de transformação da nossa sociedade. O edital será lançado em breve e o professor terá até o mês de novembro para executar a proposta.

A premiação para o professor será de R$ 3 mil, além de participação em um evento do SEBRAE, no ano 2024, em qualquer estado brasileiro (incluso: passagem, hospedagem e ingresso no evento). E, a escola levará R$ 2 mil, destinados à aquisição de materiais didáticos ou outros investimentos de interesse coletivo educacional.

Ainda sobre a oficina direcionada aos professores do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), os conteúdos trataram de temas como capacitação sobre competências do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foram abordados os temas Professor Inovador – Competências do professor do futuro; Formação da Educação