Censipam faz monitoramento de cheia e vazante em Novo AirãoCensipam faz monitoramento de cheia e vazante em Novo Airão

11/07/2023 Anderson Freire

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa, iniciou, nesta terça-feira (11/07), um levantamento aerofotogométrico (topográfico e fotográfico com drone) para mapeamento que visa o monitoramento dos movimentos de cheia e vazante das áreas sujeitas a inundação no município.

O trabalho iniciou pela sede municipal e vai ser estendido às demais localidades para elaboração de um mapa digital (georreferenciamento), que será disponibilizado à Prefeitura de Novo Airão e Defesa Civil, por meio da plataforma digital do Censipam no site do Governo Federal.

O coordenador da Defesa Civil de Novo Airão, Márcio Cavalcante, disse que a partir da previsão dos níveis de cheias e vazantes o poder público vai poder trabalhar a gestão e medidas técnicas para atender às populações atingidas e, dessa forma, minimizar os impactos causados pelas variações dos níveis das águas dos rios.

De acordo com o técnico da Censipam, Carlos Soares, o trabalho foi solicitado ao Ministério da Defesa pelas Defesas Civis Estadual e Municipal (Novo Airão) que, inclusive, encaminharam informações sobre região ao Centro Gestor.

“Os levantamentos dessas áreas, a partir de imagens atualizadas e dados precisos, vão permitir o planejamento prévio de medidas de ações e ajuda humanitárias necessárias às famílias atingidas pelas cheias e vazante”.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br