Prefeitura de Novo Airão faz validação do percurso o 3º Triathlon AirãoMan 2023.Prefeitura de Novo Airão faz validação do percurso o 3º Triathlon AirãoMan 2023.

10/07/2023 Anderson Freire

O município de Novo Airão, (localizado há 115 quilômetros de Manaus) prossegue com os preparativos para a 3ª edição do AirãoMan Triathlon 2023 no Parque Nacional de Anavilhanas. Prova que será realizada no Rio Negro, nos dias 5 e 6 de agosto deste ano. As inscrições vão até 28 de julho ou quando atingir o limite técnico de 150 vagas.

A disputa é promovida pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), em parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), e apoio da Márcio Sports Assessoria e PitTri Assessoria.

No final de semana, a Semintur cumpriu mais uma etapa do cronograma de organização com a validação dos percursos que os atletas vão cumprir. Tarefa feita por uma equipe de desportistas profissionais, integrada por triatletas e a delegada técnica da CBTri, Amanda Pinheiro, que esteve em Novo Airão. O trabalho também contou com a participação de representantes da Escola de Atletismo PitTri e Márcio Soares Sports.

A prova, nesta edição, será realizada na modalidade olímpica com percursos de natação 1,5 quilômetros, ciclismo 40 quilômetros e corrida 10 quilômetros.

A Subsecretária Municipal de Turismo, Vera Garrido, anunciou que a novidade em 2023, será a participação dos adolescentes, com idades de 12 a 15 anos, que vão enfrentar o desafio do Projeto Triathlon na Floresta Kids (masculino e feminino), com sua apresentação na abertura do AIRÃOMAN TRIATHLON, na tarde do sábado, 05 de agosto.

“O projeto é uma oportunidade aos adolescentes para a prática de uma modalidade que não é muito acessível. No projeto, os jovens recebem o acompanhamento e orientação técnica desportivos. Para isso, contamos com parceiros que patrocinam as crianças com uniformes e calçados. O objetivo é oportunizar o acesso ao esporte, o incentivo à participação dos jovens no evento AirãoMan e formação de atletas para o futuro”.

O atleta João Pereira de Oliveira (Pit), da assessoria PitTri Manaus, informou que a prova vai contar com a participação de atletas de alto nível técnico como os americanos Bruce Foesberg e Shar Price."

Márcio Soares, da Márcio Sports, revelou que o AirãoMan é, atualmente, a única prova oficial do calendário do Amazonas, e também a única realizada nos municípios amazonenses. Ele ressaltou ainda a importância do trabalho com os adolescentes.

“O projeto Triathlon na Floresta vai, dentro de cinco anos, desenvolver uma cultura de Triathlon em Novo Airão. Em um breve futuro, teremos atletas locais participando e vencendo provas aqui, em Manaus, e inclusive campeonatos brasileiros”, prevê.

A programação inicia dia 05 de agosto, às 16h, com a competição do Triathlon na Floresta Kids, entrega de kit do atleta (camisa, touca de natação, kit de adesivos) Congresso Técnico para acertos de detalhes. O chip será entregue no dia da prova.

Fotos: Sebastian Viana

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br