Escola Raimundo Teixeira promove projeto Leituras BíblicasEscola Raimundo Teixeira promove projeto Leituras Bíblicas

02/07/2023 Anderson Freire

Semear a palavra de Deus nos corações a partir de textos com ensinamentos Bíblicos. Este é o propósito da Escola Municipal Raimundo Nonato Teixeira que promoveu, nesta quinta-feira (29/06), mais uma edição do Projeto de Leitura e Escrita – Histórias Bíblicas, com o tema ‘Homens e mulheres sábios da Bíblia”.

O projeto é realizado desde 2018 e faz parte da proposta político-pedagógico da unidade escolar. Realização que conta com apoio da Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de pais, responsáveis por alunos e funcionários administrativos.

O Leituras Bíblicas é uma adaptação de festejos juninos, no formato de arraial, com barracas oferecendo comidas e brincadeiras. O diferencial está nas apresentações das turmas da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, que encenam peças teatrais de histórias como Daniel na cova dos leões; Moisés; e Elias e os falsos profetas de Baal.

A gestora da Raimundo Teixeira, Eliete Andrade Melgueiro, explicou que o objetivo é motivar os alunos a lerem, escreverem com base em textos da Bíblia, além de motivação de vida para superação de dificuldades existenciais como a depressão e violência.

“Por meio da palavra de Deus, o projeto visa o trabalho em sala de aula abordando assuntos como agressividade, violência, indisciplina. Hoje é o dia da culminância. Mas antes há o trabalho ensino aprendizagem com leitura, escrita, interpretação, desenho e outras atividades”.

A pedagoga, Raquel Nunes da Silva, relatou que o projeto foi idealizado em 2018, ao verificarem situações de drogas, bebidas e violência.

“A forma encontrada foi a leitura bíblica para despertar nos alunos a busca de um caminho melhor. O projeto visa o resgate e a retidão. Hoje já estamos colhendo resultados. Na escola, praticamente desapareceram dificuldades e conflitos entre estudantes”.

Os vereadores Nilson Melo e Braule Andrade também estiveram presentes ao evento. Ocasião em que se comprometeram em apresentar propositura na Câmara Municipal para que o Projeto seja executado nas demais escolas.

A escola também fez homenagem ao escritor Noé Costa Britto com a encenação (adaptação) de um trecho da obra ‘Uma Princesa na Floresta’.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br