NUCA promove atividades na Semana do Meio AmbienteNUCA promove atividades na Semana do Meio Ambiente

23/06/2023 Anderson Freire

A Coordenação Mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA/Novo Airão) realizou nesta semana, um encontro de recepção aos jovens participantes com atividades socioeducativas e palestra abordando a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada no período de 5 a 9 de junho.

O encontro, realizado na área do Porto de Novo Airão, reuniu cerca de 30 adolescentes do Núcleo e Projeto Triathlon Airão Kids, quando foram realizadas atividades educativas (palestras) mutirão de limpeza, sabatina, debate e a instalação de barreiras ecológicas (rede de contenção) no igarapé que deságua na área do Porto. O equipamento funciona como barreira que impedirá que os resíduos jogados nas ruas e diretamente no igarapé cheguem até o Rio Negro.

As palestras sobre meio ambiente e reciclagem foram proferidas pela secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Fonseca Oliveira e o coordenador do Projeto Triathlon AirãoMan, Jackson Freitas. Outro tema tratado foi o tempo de decomposição na natureza de matériais sólidos como plástico, vidro e papel,

ministrado pelo educador social do Centro de Referência da Assistência Social, Matheus Isaac.

De acordo com a mobilizadora do NUCA, Greicy Kelly Barbosa, o encontro teve como objetivo um diálogo, entre os adolescentes, sobre a importância do envolvimento da sociedade nas ações para conservação do meio ambiente.

A Semana do Meio ambiente é uma das maiores campanhas globais para aumentar a conscientização, sensibilização e ação em prol da proteção do meio ambiente, por isso a necessidade de discutir o assunto com os adolescentes, que serão os futuros gestores da sociedade”.

O NUCA abrange adolescentes com idades de 12 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas na coordenação, que funciona na sede da Semintur. Ele é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Assistência Social (Semasc), via CRAS e CREAS, Educação (Semed), Turismo (Semintur) e Conselho Tutelar.

Saiba mais sobre as ações do Unicef no acesso: #entrenoclimaunicef