Fapeam e Prefeitura de Novo Airão promovem oficina sobre geoturismo para estudantesFapeam e Prefeitura de Novo Airão promovem oficina sobre geoturismo para estudantes

16/06/2023 Anderson Freire

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove o 1º Workshop Consciência Cidadã do Amazonas, destinado aos estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

A atividade aconteceu, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), na Escola Municipal Aristóteles Freire Arnoud e auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo é promover a ciência cidadã com oficinas educacionais e diálogos participativos entre a universidade e a comunidade local, abordando temas como geoturismo, geoconservação e desenvolvimento sustentável.

A professora do departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Solange Costa, explicou que o projeto visa a conexão entre o conhecimento científico e a sabedoria popular (tradicional).

As oficinas trabalham com realidade virtual para que os alunos possam desenvolver atividades e estudos envolvendo topografia (relevo) e, inclusive, óculos 3D (realidade virtual) para simular viagens nas paisagens e atrativos turísticos de Novo Airão.

Outras atividades são o contato com réplicas de fósseis (restos de animais preservados em rochas), a elaboração de telas e pinturas, com tintas naturais (argila), demonstrando o aprendizado e a exposição por um aluno de peças geológica da coleção pessoal.

“A proposta também inclui palestras, ministradas por professores de instituições científicas com a colaboração de pessoas da região que dominam o saber popular, fazendo o entrelaçamento de saberes”.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Janes Marques, ressaltou que as oficinas são um momento proveitoso e incomum às crianças que experimentam atividades fora da rotina (extraclasse).

O workshop é uma ação do projeto financiado pela Fapeam, ‘Potencialidade e Geoturismo no Entorno do Parque Nacional de Anavilhanas - Uso sustentável dos recursos naturais. Proposta desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de Campinas