apeam e Prefeitura de Novo Airão promovem oficina sobre Geoturismoapeam e Prefeitura de Novo Airão promovem oficina sobre Geoturismo

15/06/2023 Anderson Freire

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, promove nesta terça e quarta-feira (13 e 14/06), a oficina ‘Geoturismo e Sustentabilidade’.

A oficina é uma ação do projeto financiado pela Fapeam, ‘Potencialidade e Geoturismo no Entorno do Parque Nacional de Anavilhanas - Uso sustentável dos recursos naturais. Proposta desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de Campinas (Unicamp/SP) e Universidade de São Paulo (USP), Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM e ICMBio.

A formação está sendo ministrada, no auditório da Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a 20 pessoas ligadas às atividades turísticas oriundas de Novo Airão, Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. O público alvo é composto por servidores da Semintur, ICMbio, barqueiros, guias, condutores ambientais, meios de hospedagem, agências de turismo e demais empreendedores.

A professora do Instituto de Geociências da USP, Drª. Maria da Glória Motta Garcia, explicou que o projeto faz parte do segmento do turismo que trabalha com atrativos geológicos (rochas, minerais, águas, solos, praias, cavernas e outros), gerando benefícios à população.

“Estamos informando sobre aspectos da formação geológica e possibilidades dentro do âmbito da geociência para poder entender o meio ambiente e transmitir esse conhecimento aos visitantes e a criação de produtos turísticos. Uma ferramenta para que esse conhecimento seja utilizado em benefício da população de modo sustentável”.

A oficina está sendo ministrada pelos professores Raimundo Humberto Cavalcante Lima (UFAM), Roberto Barbosa (UFAM), mestrando em Geoturismo, Carmem Rocha (UFAM) e professora Drª. Maria da Glória Motta Garcia (USP).