Prefeitura de Novo Airão realiza serviços de drenagem de águas no Caminho das ÍndiasPrefeitura de Novo Airão realiza serviços de drenagem de águas no Caminho das Índias

07/06/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seminf), retomou, nesta semana, às obras de drenagem profunda no bairro Caminho das índias, para dar prosseguimento ao projeto que vai solucionar, de forma definitiva, o alagamento em alguns pontos da cidade.

A equipe de obra da Seminf, seguindo determinação do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, reiniciou os trabalhos, na segunda-feira (29/05), de escavações e instalação de manilhas (tubos de concreto) para escoamento das águas da chuva. E assim, evitar o represamento em alguns pontos.

O secretário municipal de Infraestrutura, Odir Gonçalves, explicou que a equipe de obras vai aproveitar o início da temporada de sol (verão amazônico) para solucionar o problema de alagamento dos pontos críticos.

O secretário também lembrou que a Prefeitura já iniciou a implantação do sistema de drenagem profunda nos bairros Novo Horizonte, Nova Esperança e parte do Santo Elias. Entretanto, o sistema contava com apenas 500 metros de drenagem para atender as ruas Olegário Saraiva e Manoel Batista.

De acordo com o prefeito Frederico Júnior, o problema somente será solucionado com a construção do sistema de saneamento completo, cujo projeto e recursos da ordem de R$ 80 milhões, estão sendo articulados junto ao Governo do Estado para que as obras iniciem ainda em 2023.

“Essa é uma mais uma herança de gestores do passado que nunca assumiram a responsabilidade de solucionar a ausência de drenagem profunda e tratamento de esgoto. Mas, não adianta lembrar o que passou. Vamos trabalhar para corrigir o problema e dar tranquilidade aos moradores do nosso município”.