Música, palestras e tela verde no combate à poluição com lixo plásticoMúsica, palestras e tela verde no combate à poluição com lixo plástico

06/06/2023 Anderson Freire

O encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada de 01 a 05 de junho, levou à Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, apresentações musicais, palestra expositivas e a Tela Verde (vídeos infantis e documentários sobre ações de conservação e defesa do Meio Ambiente.

A ação realizada, na noite de domingo (04/06), traçou uma exposição das atividades ambientais, promovidas pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o tema ‘Solução para a Poluição Plástica’, subdividido em Resíduos Sólidos Urbanos – Reciclagem e Queimadas.

O evento contou com as participações da chefe do Núcleo de gestão Integrado (NGI) do ICMbio, Leila Mattos, que fez palestra sobre as ações nas unidades de conservação; da agente ambiental Mônica Oliveira, que falou sobre as realizações da Sema no município; e da presidente da Cooperativa dos Catadores trabalho à Cooperativa de Catadores e Catadoras de Material Reciclável de Novo Airão (Coopcamare), Sebastiana de Souza.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciene Farias, fez uma avaliação positiva dos resultados obtidos. Ela agradeceu o apoio da Prefeitura do Município, das secretarias Semintur, Semuc, Semasc, Corpo de Bombeiros a Fundação Almerinda Malaquias (FAM), ao ICMBio, Idam, e aos empreendedores e a todos que contribuíram para a realização.

“O objetivo é de conscientizar e sensibilizar a população para necessidade do correto descarte dos resíduos, sobretudo os plásticos. Problemática que diz respeito ao mundo, o Brasil e Novo Airão. Realizamos o recolhimento de plásticos no Porto das Vassouras e outros locais, além da construção de um mini jardim em um ponto onde havia uma lixeira viciada”.

A programação contou com apresentações dos músicos Gutierrez e do trio André Santos Almeida, Carlos, Laila Naíde e Caroline Silva, que interpretaram temas ecológicos como Lamento das Raça, do Boi Bumbá Garantido. A Semma também fez o sorteio de brindes aos que apresentaram sugestões para o combate à poluição com lixo plástico.