Novo Airão conquista segundo lugar em referência na comprar e oferta da merenda escolarNovo Airão conquista segundo lugar em referência na comprar e oferta da merenda escolar

03/06/2023 Anderson Freire

Novo Airão ocupa o segundo lugar em referência na compra e oferta da Merenda Escolar no Brasil. A conquista da classificação foi anunciada na videoconferência transmitida, na sexta-feira (02/05), pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), coordenada pelo procurador da República, Fernando Merloto, do Ministério Público Federal/MPF.

A transmissão foi acompanhada pelos secretários municipais de Educação (Semed), Huberto Lima, de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), Ângelo Alberto Medeiros, presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Maria Francileide Barroso, e representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Na conferência foram apresentadas recomendações para aquisição de Alimentação Escolar Indígenas, Quilombolas e Povos Ribeirinhos, em cumprimento das Notas Técnicas n° 01/2017/ADA/SFA-AM/MPF-AM, Nº09/2021 SAF/MAPA, que recomenda e garante o respeito à alimentação culturalmente adequada nas escolas indígenas, tradicionais e ribeirinhas.

Além das orientações também foram acordadas diretrizes para dar início ao plano piloto nas comunidades ribeirinhas para implementação da agricultura familiar com participação de indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

O secretário de Educação, Humberto Nonato Lima, enfatizou que as orientações foram uteis para esclarecer dúvidas sobre a alimentação dos povos indígenas e comunidades quilombolas e ribeirinhos. Ele também disse acreditar que o programa será um sucesso a partir da adoção da proposta pela Prefeitura do Município, que já conquistou o segundo lugar em referência para alimentação escolar.

“A partir de agora vamos implementar, seguindo as orientações e informações prestada pelo MPF, oportunizando e valorizando aos moradores das localidades e comunitários com as aquisições de produtos, por meio de parcerias intersetoriais entre Prefeitura, Semed, Semapp e Idam”.