Marinha do Brasil e Prefeitura de Novo Airão entregam certificados de mais um Curso de AquaviárioMarinha do Brasil e Prefeitura de Novo Airão entregam certificados de mais um Curso de Aquaviário

02/06/2023 Anderson Freire

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), em Parceria com a Prefeitura de Novo Airão, via Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), realizou, nesta sexta-feira (02/06), a cerimônia de entrega de certificados e Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), aos alunos que concluíram o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas Nível 1 (CFAQ-MAF/MMA) 2023 e o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP).

A entrega de certificados reuniu, no auditório Luiz Carlos de Mattos Areosa, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), cerca de 90 alunos que participaram das três formações oferecidas em dezembro de 2022, em março e no período de 29 de maio a 3 de junho. Cada uma com 30 participantes.

A solenidade contou com as presenças do prefeito em exercício, José Sales Nunes (Baliza), secretária municipal de Turismo, Suzianne Fonseca de Oliveira, o capitão de Corveta Rodolfo, suboficial Rusney e 3º sargento Guilherme (coordenador do Curso)

O prefeito em exercício, José Sales (Baliza), falou da importância da formação para abertura de mercado de trabalho no transporte comercial, serviço público e, sobretudo turístico.

“A formação também oferece habilitação às pessoas, que vivem dessa atividade, para o trabalho no transporte escolar ribeirinho e deslocamentos de serviços da Prefeitura às comunidades, com segurança e despreocupados com abordagens de fiscalização”.

O capitão de Corveta Rodolfo, enfatizou que a parceria com a Prefeitura de Novo Airão vem propiciar, em primeiro plano, mais segurança para navegação a partir da habilitação dos marinheiros, contribuindo para a redução de acidentes. Em segundo, o fomento ao emprego e geração de renda.

O autônomo Yago de Oliveira, conta que está dando uma guinada profissional, passando a trabalhar com navegação, que oferece um crescente mercado de trabalho no turismo.

“Os hotéis precisam de pessoas habilitadas para o transporte de turistas, assim como embarcações de passageiros e cargas. Sem habilitação não há muita perspectiva”.