Semasc promove a 2ª Gincana Interescolar Faça Bonito.Semasc promove a 2ª Gincana Interescolar Faça Bonito.

01/06/2023 Anderson Freire

A Escola Municipal Raimundo Nonato Teixeira e escola estadual Joaquim de Paula foram as campeãs da 2ª Gincana Interescolar Faça Bonito de 2023.

A batalha estudantil, disputada na Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, nos dias 30 e 31 de Maio, fez parte da programação do Maio Laranja, mês alusivo à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As premiações para as escolas vencedores foram troféus, medalhas e materias esportivos.

A gincana foi uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria De Estado de Educação e Desporto (SEDUC).

As disputas transcorreram com desafio de conhecimentos (perguntas e respostas) sobre a temática da campanha, com direito a torta na cara, além de desafios e jogos esportivos.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Márcia Silveira, reafirmou que a campanha vem efetivar a prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

“Queremos agradecer, em nome de toda equipe da Assistência Social, o prefeito Frederico Júnior por nos dar a oportunidade de realizar ações de extrema importância ao município. Lembrando que todos somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes”.

A coordenadora Regional de Educação/Novo Airão, Neliany Menezes, disse ser um momento único para elevar ainda mais o dia 18 de Maio com a participação dos alunos das redes estadual e municipal.

“Uma forma lúdica de ensinar as nossas crianças o combate à exploração e abuso sexual. São estado e município de mãos dadas nesse propósito”.

A psicóloga da SEMASC, Evelyn Albuquerque, destacou que as escolas se fizeram presentes com apresentações dos alunos e a participação ativa na gincana.

"O objetivo principal é fazer com que as nossas crianças e adolescentes entendam o que é ter direitos violados, como denunciar, prevenir e disseminar as informações”.

Denúncias de abuso ou exploração sexual de menores podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público.