Prefeitura de Novo Airão explica funcionamento do transporte escolar aos estudantes universitáriosPrefeitura de Novo Airão explica funcionamento do transporte escolar aos estudantes universitários

28/05/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, realizou na manhã deste sábado (27/05), uma reunião para explicar o mecanismo de funcionamento do Transporte Escolar Universitário Intermunicipal, aos 41 estudantes que frequentam faculdades em Manacapuru.

O propósito é disponibilizar o transporte escolar aos estudantes de Novo Airão que fazem faculdade presencial ou semipresencial naquele município. Trata-se de apoio da Prefeitura para incentivar o estudo universitário facilitando o transporte diário dos alunos (ida e volta).

O encontro foi coordenado pela subsecretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Vera Garrido, que prestou orientações como dias e horários e quem tem direito de acesso ao benefício. O sistema já está em funcionamento desde a segunda quinzena de março, mediante contratação pública para prestação de serviço.

O veículo faz o transporte diário dos estudantes, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, tendo como local de embarque o ponto em frente ao Fórum de Justiça. O retorno acontece após o fim do horário escolar, com o embarque de todos os estudantes.

“O transporte tem importância significativa, possibilitando a ida e volta dos estudantes que, antes precisavam utilizar transporte particular, utilizar motocicletas à noite ou se afastar do convívio familiar para poder estudante em outros centros. O que dificultava o ingresso às faculdades, sobretudo aos que não dispunham de recursos. E, os que moram na estrada enfrentavam longas caminhadas até o ponto do transporte escolar de Manacapuru para conseguir carona. Portanto o mecanismo oportuniza e incentiva o acesso ao ensino superior”.

Na reunião, a secretária também informou sobre o Cadastro no Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Superior. Sistema que está sendo implantado, por meio de Projeto de Lei Municipal, que visa contrapartida da Prefeitura para garantir incentivo aos estudos.

O programa oficializa a disponibilização do transporte escolar universitário, de Casa de Apoio ao Estudante em Manacapuru.

Texto: ASCOM