Nasf leva ação de saúde à Comunidade São DomingosNasf leva ação de saúde à Comunidade São Domingos

17/03/2023 Anderson Araújo

A Prefeitura de Novo Airão, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - Atenção Básica (NASF-AB), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Unidade Básica de Saúde (UBS) Bacaba, Programa Nacional de Imunização (PIN) e Projeto Sorriso Especial, promoveu, nesta quinta-feira (16/03), uma ação de saúde na comunidade São Domingos, localizada no quilômetro 40 da AM-352.

A ação, denominada de ‘Blitz do Nasf’, foi realizada pela equipe multidisciplinar do Núcleo e demais setores de saúde para levar aos moradores da comunidade atendimentos médico, odontológico, psicológico, nutricionista, educador físico e vacinação contra Covid-19 e de rotinas.

A equipe multiprofissional também realizou visitas domiciliares para prestação de assistência às pessoas acamadas e portadores de necessidades especiais que, por não terem condições de se locomoverem, de dependem do acesso remoto à saúde.

O coordenador do NASF, Neryvan Silva, explicou que essa é uma ferramenta importante para que a saúde chegue aos pacientes que estão impossibilitados de irem aos postos de saúde ou às ações realizadas na Escola Municipal.

“As blitzen são realizadas para levar atendimento domiciliar aos portadores de necessidades especiais, inclusive o atendimento odontologico e vacinação. E, em breve vamos às comunidades ribeirinhas para proporcionar às pessoas o acesso ao atendimento de saúde com qualidade”.

A moradora e mãe de um paciente, Luzia Soares, contou que recebe o atendimento desde quando a família morava ao longo da estrada.

“É muito importante poder contar com o apoio da Prefeitura que disponibiliza a equipe médica para nos ajudar, evitando a necessidade de deslocamento de meu filho a Novo Airão. Ele está sendo abençoado com essa ação do NASF que realiza o atendimento necessário às pessoas portadoras de necessidades especiais”.

O NASF atua como agente de apoio ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços básicos. O Núcleo reúne várias modalidades de profissionais da área médica e social que prestam atendimento especializado a pacientes, encaminhados pelas UBSs. Ele é integrado por fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educador físico e assistente social.

Fotografia: Gideão Santos

Texto: Wittemberg Nogueira